Home » Codigos De Falha OBD2 » P013A – HO2S RESPOSTA LENTA RICO PARA POBRE BANCO 1 SENSOR 2

P013A – HO2S RESPOSTA LENTA RICO PARA POBRE BANCO 1 SENSOR 2

Divulgue para seus amigos e seguidores!

Descrição Genérica Código de falha P013A

Os Sensores de oxigênio, conhecido como, HO2S têm a função de contribuir para o controlo do combustível e o desempenho do Catalisador. O número de sensores deste tipo instalados no automóvel depende do fabricante, sendo cada um deles responsável pela comparação do teor de oxigênio do ar circundante com o teor de oxigênio presente no fluxo de escape.

Quando o motor é ligado, o ECM (Módulo de Controlo do Motor) funciona em circuito aberto, ignorando o sinal do sensor de O2 enquanto a relação ar/combustível é calculada. Durante o funcionamento do motor, o sensor aumenta a sua temperatura e, por conseguinte, produz uma tensão que varia entre 0 e 1 000 mV. Quando o ECM observa alterações de tensão suficientes no sensor, entra num circuito fechado e utiliza a tensão para determinar a relação ar-combustível. A tensão do sensor que aumenta para 1.000 mV indica uma mistura rica em combustível e uma tensão que diminui para 0 mV indica uma mistura pobre em combustível.

O armazenamento do código de diagnóstico P013A OBDII ocorre quando o ECM detecta que o caudal mássico de ar acumulado monitorizado durante as transições de rico para magro entre 450 e 150 mV é superior ao valor calibrado.

O código P013A é comum em: Audi, BMW, Chevrolet Chevy, Chevrolet Malibu, Chevrolet Silverado, Chrysler, Dodge, Ford C-Max, Ford Escape, Ford Explorer, Ford Fiesta, Ford Focus, Ford Fusion, Jeep Grand Cherokee, Lexus, Mazda 3, Mazda CX-5, Subaru, Toyota RAV4, Volkswagen e outras marcas.

Sintomas do código de falha P013A Genérico

Causas do código de falha P013A Genérico

O código de avaria P013A OBD2 é definido devido ao seguinte:

  • O combustível pode estar contaminado.
  • A pressão do combustível pode não estar dentro dos níveis corretos.
  • A cablagem ou as ligações no Sensor de oxigênio 2 da Bancada 1 estão em mau estado.
  • O motor pode ter fugas de escape ou de vácuo.
  • Um injetor de combustível pode estar danificado.
  • O Sensor de oxigênio 2 do Banco 1 pode estar com defeito.

Possíveis soluções para o Código de falha genérico P013A

Para fornecer uma solução para o Código de falha P013A OBDII observar o seguinte:

  • Como primeiro passo, consultar o boletim de serviço técnico.
  • Um scanner verifica se o Código de falha P013A é armazenado com outros códigos relativos ao sistema de combustível. O diagnóstico dos códigos deve ser efectuado pela ordem indicada pelo scanner.
  • Verificar se existem deficiências nos injectores de combustível que possam interferir com os níveis de pressão do combustível. Corrigir conforme aplicável.
  • Verifique todas as ligações e cablagens no circuito do injetor de combustível. Sensor de oxigênio 2 da Bancada 1, procurando danos comuns. Se detetar queimaduras ou outros danos em qualquer um destes componentes, proceda a correções.
  • Verificar a integridade do Sensor de oxigênio 2 da Bancada 1, tendo em conta os passos de diagnóstico recomendados pelo fabricante na fonte de dados. Se determinar que o sensor está danificado, considere a substituição do sensor.
 

P013A – HO2S RESPOSTA LENTA DE RICO PARA MAGRO BANCO 1 SENSOR 2


Divulgue para seus amigos e seguidores!

Sobre Antonio Figo

Antonio Figo é um renomado mecânico com décadas de experiência especializada em diagnóstico automotivo através do sistema OBD2 (On-Board Diagnostics 2). Sua paixão por veículos e sua busca incessante pelo conhecimento o transformaram em um dos principais especialistas em solução de problemas relacionados ao OBD2 na indústria automotiva.

Deixe um comentário