Home » Dicionário » O que é OBD e como funciona? | Diagnóstico integrado do OBD1

O que é OBD e como funciona? | Diagnóstico integrado do OBD1

Divulgue para seus amigos e seguidores!

O que é o sistema OBD?

O sistema OBD (sigla em inglês para On Board Diagnostics) ou On-Board Diagnostics, como o nome indica, é um sistema usado para realizar diagnósticos em veículos. Com o sistema OBD você pode monitorar e controlar tanto os motores quanto alguns dispositivos integrados neles. Além disso, é possível medir os níveis de emissões de gases gerados pelos veículos e determinar se eles poluem ou não o meio ambiente.

O OBD1 foi a primeira norma ou regulamento do OBD, onde os fabricantes de veículos foram instruídos a instalar um sistema de monitoramento obrigatório para dispositivos responsáveis pelo controle de emissões de gases.

Para que serve o protocolo OBD?

O protocolo OBD – OBD1 foi criado para detectar ou diagnosticar falhas em veículos. Quando qualquer um dos sensores em um carro determina que algo está funcionando mal, eles enviam um “Código de falha” ou um DTC (Código de Diagnóstico de Problemas) que é refletido ao acender a luz de aviso no painel ou painel de instrumentos. Serve também para verificar o grau de emissão de gases poluentes.

Esses códigos de falha são manifestados com uma letra seguida de 4 ou 5 números, como P0420 indicando uma deficiência no sistema catalítico.

Como funciona o sistema OBD de um carro?

Esse sistema OBD funciona com um conjunto de sensores que são conectados a uma unidade de controle eletrônico e que, juntamente com o computador do carro, podem detectar ou diagnosticar as falhas que são geradas nas partes mais sensíveis, como a bomba de ar-combustível, no sistema elétrico, nos injetores, entre outros.

Quando o sistema OBD detecta uma falha e acende a luz de aviso no painel de instrumentos, o motorista deve analisar o carro através de um scanner OBD, que especificará onde está o problema ou falha.

Características do protocolo OBD

  • O sistema OBD é instalado em veículos pesados e leves.
  • No início, alguns parâmetros dos carros como o sistema EGR, o módulo de controle e o sensor lambda podiam ser monitorados.
  • Ele tem uma dupla função, pois além de ser um sistema de diagnóstico veicular, o protocolo OBD também é um padrão para regular as emissões de gases poluentes dos carros para o meio ambiente.

Quais carros funcionam com o sistema OBD?

Por ser uma regulamentação obrigatória desde 1991, empresas como Ford, Crysler, Chevrolet e Jeep, devem incorporar o sistema OBD em seus veículos.

Como ativar o sistema OBD em um carro?

Em anos anteriores, para ativar este sistema você primeiro precisava da ajuda de um técnico ou profissional, um laptop portátil, o cabo OBD, um CD com o software de instalação. Foi feito da seguinte forma:

  • Localize a porta OBD no veículo. Ele está localizado no lado do motorista, sob o volante.
  • A extremidade do cabo OBD – OBD1 deve ser inserida na porta de transporte.
  • Instale o software no laptop. Em seguida, conecte a outra extremidade do cabo OBD à porta do computador.
  • Ligue o veículo e, ao mesmo tempo, inicie o software que foi instalado. Agora, o laptop portátil registrará todos os dados fornecidos pelo computador do veículo, incluindo a falha que ele apresenta.

Embora o processo acima mencionado ainda seja usado para ativar o sistema de Diagnóstico a Bordo, atualmente, o mesmo proprietário do veículo pode usar um scanner OBD que sincronizado através de bluetooth com um dispositivo móvel, pode ajudá-lo a obter todas as informações do computador do carro e especificamente encontrar a falha que ele está apresentando.


Divulgue para seus amigos e seguidores!

Sobre Antonio Figo

Antonio Figo é um renomado mecânico com décadas de experiência especializada em diagnóstico automotivo através do sistema OBD2 (On-Board Diagnostics 2). Sua paixão por veículos e sua busca incessante pelo conhecimento o transformaram em um dos principais especialistas em solução de problemas relacionados ao OBD2 na indústria automotiva.

Deixe um comentário