Tabela de Conteúdos
Descrição do Código de falha P06E9
O motor de arranque de um veículo é responsável por iniciar o arranque do motor e converter a energia eléctrica em energia mecânica e, portanto, em movimento. O motor de arranque vence a resistência inicial dos vários dispositivos cinemáticos do motor durante o arranque, efectua a rotação inicial da cambota na qual os pistões se movem e, assim, inicia a admissão, a compressão, a explosão e o escape.
Este motor possui um eletroíman alimentado por corrente contínua fornecida pela bateria do veículo. O movimento de rotação é enviado para a cambota mediante um sistema de engrenagens que liga o motor de arranque ao exterior do volante bimassa, conhecido como volante do motor. É importante salientar que, graças ao solenoide, o motor de arranque pode ser desligado do grupo motopropulsor quando a sua contribuição já não é necessária.
Quando o Código de falha P06E9 Código OBDII significa que, o PCM após um evento de arranque, não detectou a rotação do motor de arranque.
Sintomas do código de falha P06E9
Causas do código OBD2 P06E9
As razões para a configuração do código de falha P06E9 OBD2 são:
- As ligações ou a cablagem do motor de arranque podem estar em mau estado.
- O motor de arranque pode estar avariado.
- Possivelmente o PCM apresenta erros.
Possíveis soluções para o Código de falha P06E9
Para resolver o código de diagnóstico P06E9 OBDII efectua o seguinte:
- Consultar o TSB.
- Verifique as ligações e os cabos associados ao motor de arranque para se certificar de que estão em boas condições. Se forem encontrados danos devidos a corrosão ou temperaturas excessivas, repare-os conforme necessário.
- Com base nas recomendações do fabricante, verificar a integridade do motor de arranque. Se forem detectadas deficiências por parte do motor de arranque, proceder aos ajustamentos adequados.