Home » Codigos De Falha OBD2 » P02CA – CONDIÇÃO DO TURBOCOMPRESSOR / SUPERCHARGER “B”

P02CA – CONDIÇÃO DO TURBOCOMPRESSOR / SUPERCHARGER “B”

Divulgue para seus amigos e seguidores!

Descrição do código de falha P02CA genérico

Um turbocompressor e um supercompressor são dispositivos usados nos motores para aumentar a quantidade de ar que entra nos cilindros, o que, por sua vez, melhora a potência e a eficiência do motor.

O turbocompressor usa a energia dos gases de escape do motor para produzir giros em uma turbina que, por sua vez, faz com que se transforme em um compressor que envia mais ar para o motor. O consumo de energia deste não afeta a potência do motor, uma vez que utiliza a energia dos gases de escape. Por outro lado, o superalimentador usa uma correia que se conecta ao virabrequim do motor para girar um compressor que força mais ar no motor. No caso do supercharger, se ele consome energia do motor para operar, ele pode ser menos eficiente, especialmente em grandes altitudes.

O Código de falha P02CA OBDII é armazenado quando uma condição de supercarregamento do turbocompressor/supercharger é detectada. Essa condição (overboost) indica que o sistema está fornecendo mais pressão de ar do que o esperado.

Sintomas de código de falha genérico P02CA

Causas do código genérico OBD2 P02CA

O código de diagnóstico P02CA OBD2 Ele é armazenado para o seguinte:

  • O portão de resíduos pode ser bloqueado.
  • A barra do atuador da porta de detritos no turbo pode ser danificada.
  • As mangueiras do sistema podem apresentar deficiências em suas conexões.

Possíveis soluções do código de falha P02CA genérico

As etapas para corrigir o código de falha P02CA OBDII are:

  • Veja o boletim de Serviços Técnicos.
  • Verifique se a haste do atuador do portão de detritos do turbo não está dobrada ou danificada. Corrige conforme necessário.
  • Verifique as mangueiras do sistema, incluindo o controlador do booster para o atuador da válvula de descarga e as linhas de alimentação para o controlador do booster. Se encontrar mangueiras desconectadas ou deficientes, faça as devidas correções.
  • Através de uma bomba de vácuo conectada ao controlador, bombeia o ar e verifica se a barra do atuador está acionada. Se o vácuo fornecido não acionar a barra ou o atuador não conseguir manter o vácuo, é devido a danos ao atuador. Se a barra não se move apesar de manter o vácuo, é devido a deficiências no bagageiro.
  • Em certos veículos a motor da Cummins, a falha pode ser devida a danos ao MAPA do sensor. Verifique sua integridade.

P02CA – CONDIÇÃO DE OVERBOOST DO TURBOCOMPRESSOR / SUPERCHARGER “B”


Divulgue para seus amigos e seguidores!

Sobre João Campos

João Campos é um mecânico altamente especializado, com uma carreira dedicada à compreensão e resolução de complexos sistemas elétricos e eletrônicos em veículos automotivos. Com muitos anos de experiência, ele se tornou um especialista de renome na área de eletricidade automotiva, oferecendo soluções precisas e confiáveis para uma ampla variedade de problemas elétricos em carros.

Deixe um comentário