Home » Codigos De Falha OBD2 » P021A – TEMPORIZAÇÃO DA INJECÇÃO DO CILINDRO 7

P021A – TEMPORIZAÇÃO DA INJECÇÃO DO CILINDRO 7

Divulgue para seus amigos e seguidores!

Descrição Genérica Código de falha P021A

Nas aplicações com injectores unitários, a bomba de injeção de alta pressão é accionada pela corrente de distribuição do motor e sincronizada conforme a posição da cambota e da(s) árvore(s) de cames. Sempre que a cambota e a(s) árvore(s) de cames atingem um determinado ponto, a bomba de injeção de alta pressão recebe um impulso que permite um grau extremo de pressão de combustível (até 35.000 psi).

Os sistemas de injeção direta Common Rail são sincronizados por uma calha de combustível comum de alta pressão e solenóides individuais para cada cilindro. Neste tipo de aplicação, o PCM ou outro módulo independente de injeção diesel controla a temporização dos injectores.

Quando o código de falha P021A OBDII deve-se à deteção de uma anomalia no circuito de temporização da injeção do cilindro 7. É importante notar que este código é definido exclusivamente em veículos equipados com motores diesel.

Sintomas do código de falha P021A

Causas do código OBD2 P021A

As razões para a definição do código de diagnóstico P021A OBD2 são:

  • Os fios ou ligações do circuito de controlo do injetor de combustível 7 podem estar em mau estado.
  • O injetor de combustível número 7 pode estar em mau estado.
  • Um solenoide de injeção de combustível pode estar danificado.
  • O Sensor CMP ou o Sensor CKP são deficientes.

Soluções possíveis para o código de falha P021A

Para corrigir o código de falha P021A OBDII considere o seguinte:

  • Consultar os boletins de serviço técnico.
  • Verificar com um scanner se, para além do código P021A são armazenados código de falha indicando problemas no sistema de combustível ou nos componentes do sistema de combustível. Neste caso, diagnosticar os códigos pela ordem obtida.
  • Verificar todas as ligações e cablagem no circuito que controla o Injetor de Combustível 7 quanto a queimaduras, desgaste ou outras condições. Reparar conforme aplicável.
  • Se o veículo estiver equipado com um sistema de injeção Common Rail, verificar o estado do solenoide em questão. Se forem detectadas deficiências, proceder aos ajustamentos necessários.

Divulgue para seus amigos e seguidores!

Sobre João Campos

João Campos é um mecânico altamente especializado, com uma carreira dedicada à compreensão e resolução de complexos sistemas elétricos e eletrônicos em veículos automotivos. Com muitos anos de experiência, ele se tornou um especialista de renome na área de eletricidade automotiva, oferecendo soluções precisas e confiáveis para uma ampla variedade de problemas elétricos em carros.

Deixe um comentário