Home » Codigos De Falha OBD2 » P2297 – SENSOR DE OXIGÊNIO FORA DE ALCANCE DURANTE O BANCO DE DESACELERAÇÃO 1 SENSOR 1

P2297 – SENSOR DE OXIGÊNIO FORA DE ALCANCE DURANTE O BANCO DE DESACELERAÇÃO 1 SENSOR 1

Divulgue para seus amigos e seguidores!

Descrição do código de falha P2297 genérico

Os sensores de Oxigênio (sensor de O2) são dispositivos usados para medir o teor de oxigênio nos gases de exaustão, para enviá-lo para o ECM (Módulo de Controle do Motor), que com base nesses dados, regula a mistura ar-combustível. Isso garante que o trabalho do motor seja o mais eficiente possível e que as emissões sejam reduzidas.

Quando o motor é ligado, o sensor reage ao oxigênio nos gases de exaustão e, com isso, é produzido um sinal elétrico proporcional à quantidade de oxigênio. Se o sensor detectar que a mistura ar-combustível é muito rica, a quantidade de combustível injetado é reduzida. Caso a mistura seja muito ruim, a quantidade de combustível enviada é aumentada.

Quando ocorre um evento de desconexão de combustível de desaceleração (DFSO), o ECM Verifique a rapidez com que ele detecta o Sensor de Oxigênio A mudança de rico para pobre. O resultado da leitura é comparado com um valor definido. Se a velocidade de detecção real for detectada como sendo mais lenta do que o permitido, o código de diagnóstico P2297 OBD2.

Sintomas de código de falha genérico P2297

Causas do código OBD2 genérico P2297

O Código de falha P2297 OBDII Ele é configurado pelo seguinte:

  • Talvez perto do Sensor O2 1 do Banco 1 há vazamentos de escapamento.
  • As conexões ou cabos do sensor podem ser deficientes.
  • O Sensor O2 1 do Banco 1 pode estar em mau estado.

Possíveis soluções do código de falha genérico P2297

Para corrigir o código de falha P2297 OBD2 Considere o seguinte:

  • Veja o boletim de Serviços Técnicos.
  • Verifique se ao lado do DTC P2297 são armazenados outros códigos que indicam falhas no Sistema de Exaustão ou em um Sensor O2. Se encontrar esses códigos, faz seu respectivo diagnóstico.
  • Verifique se não há vazamentos ao redor do Sensor O2 1 Banco 1. Se você descobrir essa condição, prossiga com as correções que se aplicam.
  • Inspecione as conexões do circuito do sensor e os fios em busca de corrosão, desgaste ou queimaduras. Repare ou altere conforme aplicável.
  • Verifique o bom estado do Sensor O2 1 do Banco 1 levando em consideração as etapas de diagnóstico indicadas no manual de atendimento. Se você achar que tem falhas, considere sua mudança.

P2297 – SENSOR O2 FORA DE ALCANCE DURANTE O BANCO DE DESACELERAÇÃO 1 SENSOR 1


Divulgue para seus amigos e seguidores!

Sobre Antonio Figo

Antonio Figo é um renomado mecânico com décadas de experiência especializada em diagnóstico automotivo através do sistema OBD2 (On-Board Diagnostics 2). Sua paixão por veículos e sua busca incessante pelo conhecimento o transformaram em um dos principais especialistas em solução de problemas relacionados ao OBD2 na indústria automotiva.

Deixe um comentário