Home » Codigos De Falha OBD2 » P061C – MÓDULO DE CONTROLE INTERNO DE DESEMPENHO RPM DO MOTOR

P061C – MÓDULO DE CONTROLE INTERNO DE DESEMPENHO RPM DO MOTOR

Divulgue para seus amigos e seguidores!

Descrição do código de falha P061C genérico

Monitoramento de processadores, Módulo de Controle Interno Eles são responsáveis por várias tarefas de autoteste do controlador, bem como verificar se o módulo está funcionando corretamente. No caso dos sinais de entrada e saída do Cálculo de RPM do Motor, eles são determinados e verificados pelo PCM e outros drivers relacionados. Este sistema também interage com o TCMo TCSM e outros controladores.

O PCM em conjunto com outros módulos, monitora o RPM do motor usando os sinais de entrada do Sensor CKP (Sensor de Posição do Virabrequim) e Sensor CMP (Sensor de Posição da Árvore de Cames). As rotações esperadas do motor são programadas pelo PCM e outros controladores. É importante mencionar que as revoluções reais são calculadas usando os dados do Sensores CMP, CKPe TPS. As revoluções desejadas são comparadas com as reais.

Depois do PCM Quando a ignição é ativada, são iniciados testes internos que monitoram o RPM do motor. Os sinais de cada módulo individual também são comparados, a fim de garantir o seu bom funcionamento. Se o PCM detecta um erro interno nos RPMs desejados e reais (excede o nível máximo permitido), o código de diagnóstico P061C OBDII.

Sintomas de código de falha genérico P061C

Causas do código genérico P061C OBD2

O código de falha P061C OBD2 Ele é configurado pelo seguinte:

  • Pode ser que o circuito do Sensor CKP/CMP danos à fiação ou conexões.
  • Cabos ou conexões do Ônibus CAN pode estar em mau estado.
  • O Sensor de Posição do Eixo de Comando ou o Sensor de Posição do Virabrequim pode ser defeituoso.

Soluções possíveis para o código de falha P061C genérico

As etapas a seguir para resolver o Código de falha P061C OBDII are:

  • Confira o TSB.
  • Verifique o bom estado dos cabos que estão relacionados ao circuito do Sensor CKP/CMP. Se forem encontradas deficiências comuns, faça os reparos necessários.
  • Inspeciona as conexões elétricas dos circuitos do Sensor de Posição do Eixo de Comando e Sensor de Posição do Virabrequim, a fim de verificar se eles não são deficientes devido a um circuito aberto ou curto-circuito. Além disso, preste atenção nos conectores desses sensores, que devido à sua localização podem ter contaminação por óleo. Corrija conforme necessário.
  • Tendo em conta as recomendações indicadas na fonte de informação, verifique o bom estado do Sensor CKP/CMP. Se você determinar que um deles não atende às especificações do fabricante, considere substituí-lo.

P061C – MÓDULO DE CONTROLE INTERNO RPM DO MOTOR


Divulgue para seus amigos e seguidores!

Sobre Antonio Figo

Antonio Figo é um renomado mecânico com décadas de experiência especializada em diagnóstico automotivo através do sistema OBD2 (On-Board Diagnostics 2). Sua paixão por veículos e sua busca incessante pelo conhecimento o transformaram em um dos principais especialistas em solução de problemas relacionados ao OBD2 na indústria automotiva.

Deixe um comentário